Estudos apontam que, no mundo, o diagnóstico de autismo em crianças de oito anos segue a estatística de 1 caso a cada 44 crianças. Um número que vem aumentando em relação aos anos anteriores. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. Com isso, desde 2007, o dia 02 de abril é marcado pelo Dia Mundial do Autismo, que tem por objetivo difundir cada vez mais informações para a população e assim reduzir a discriminação e o preconceito que ainda atingem as pessoas afetadas pelo transtorno.

Na última sexta-feira (08), funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Médico Fernando de Lacerda, no Curado, participaram de uma roda de conversa voltada para o tema. A ação foi promovida pela Técnica de Segurança do Trabalho, Andreza Gouveia, que é mãe de uma criança autista, e, além de informações acerca do transtorno, também levou experiências vivenciadas em seu dia a dia, ao lado da filha.

A roda de conversa foi voltada para profissionais de todos os setores, que aproveitaram a oportunidade para tirarem dúvidas e relatar experiências observadas em outras ocasiões. Por fim, o alerta que foi explanado foi sobre a importância do diagnóstico precoce, para que os esquemas de tratamento aplicados por equipe multidisciplinar sejam aplicados brevemente, visto que o autismo é um transtorno crônico.